Usar as Mudanças da Bicicleta da Forma Correta

rotating the pedalsHoje em dia, as bicicletas trazem um grande número de mudanças (entre 20 e 30), o que pode dificultar o seu uso, caso não o tenham informado sobre como usá-las corretamente. Funcionam introduzindo uma alteração de velocidade, através da rotação dos pedais, sem o uso de força. As mudanças servem para auxiliar o avanço em todo o tipo de pisos e de inclinações, diminuindo o cansaço, sobretudo quando se percorrem grandes distâncias, por requererem um menor dispêndio de energia.

Em todo o caso, escolher as mudanças corretas é tão simples como descarregar a Spin Palace app, uma aplicação bem conhecida pelos fãs dos casinos “online”, e ganhar prémios monetários por obter a combinação certa. Quem conduz automóveis sabe que, nas su

A ideia é de que escolha o ritmo e o esforço que pretende fazer e depois vá inserindo as mudanças, de modo a mantê-los constantes. É pouco provável que chegue a usar todas as opções disponíveis na bicicleta, mas não deixa de ser útil poder contar com elas, assim que tenha alguma experiência, e descobrir como lhe podem ser vantajosas nas subidas a pique. Esteja atento aos ruídos, pois o correto é que uma mudança não faça barulho ao ser introduzida – se este ocorrer, é sinal de algum problema, tal como acontece nos carros.

Utilizando como exemplo as bicicletas tradicionais, com uma menor seleção de mudanças, os princípios básicos da sua aplicação são (quanto à roda da frente) escolher, com a mão esquerda, a primeira mudança para as subidas mais íngremes, a segunda para subidas moderadas e a terceira para descidas. Quanto aos carretos, na traseira, selecionam-se, com a mão direita, os mais pequenos para descer, os maiores para subir e os do meio para pisos sem inclinação. Não combine carretos grandes com rodas grandes e nunca cruze a corrente.

Eis algumas dicas finais:

  • Faça a transição entre mudanças sem deixar de pedalar e com suavidade;
  • Nas subidas, introduza a mudança de imediato;
  • Considera-se que o ritmo mais fácil de manter por extensos períodos de tempo é com rotações de pedalada entre 75 e 90 por minuto;
  • Mantenha a afinação dos desviadores dianteiro e traseiro.