Seja bem-vindo a este site, que disponibiliza para leitura vários artigos de âmbito geral sobre a prática do ciclismo, alguns deles com um enfoque mais particular no contexto português.

Como poderá descobrir nos textos dedicados às vantagens desta prática, andar de bicicleta é uma atividade que tem crescido em popularidade nos últimos anos, sendo um exercício recomendado pelos profissionais de saúde, tanto pelos efeitos benéficos que aporta, a nível físico e psicológico, quanto pela perda de peso que favorece, sendo especialmente indicada para quem pretende emagrecer.

No entanto, a informação que divulgamos não se relaciona apenas com as mais-valias do ciclismo, em termos de melhoria de saúde, de aumento da capacidade física e mental. Os tópicos abordados são variados e destinam-se tanto a praticantes pouco experientes como aos que já se dedicam ao desporto com regularidade. Assim, apresentamos várias sugestões sobre a prática da bicicleta e os trajetos mais procurados no nosso país, os apetrechos com que equipar o seu velocípede, a opção por rodas de carbono, os itens a transportar consigo quando sai em viagem, como planeá-la, quais as regalias de se fazer férias de bicicleta (uma nova modalidade de turismo), como utilizar as mudanças adequadamente e com eficácia, que regras de etiqueta e de segurança é importante seguir na estrada, qual a importância do treino e quais os planos e as intensidades mais adequados aos objetivos de cada um.

Esperamos que a informação lhe seja útil e que possa motivá-lo à prática da bicicleta, se ainda não a iniciou, ou a tirar um maior proveito dela, se já é conhecedor. Realizado individualmente ou em grupo, o ciclismo é uma atividade que conta com uma grande comunidade de praticantes, em que a partilha de dados e de experiências, por amor à “camisola”, impulsiona o progresso de cada um e o prestígio do desporto.