Queimar Gordura Rapidamente com a Bicicleta

Como exercício aeróbico, a bicicleta é o desporto ideal para quem quiser queimar gordura rapidamente, sobretudo na zona abdominal. Para alcançar este objetivo, o fator mais importante no treino cardiovascular é a intensidade, pois a moderação no exercício leva a que o corpo se habitue ao ritmo criado, minimizando a perda de peso e o aumento da capacidade física. A solução não passa por aumentar o tempo de atividade, mas a sua intensidade. Uma vez que o metabolismo continua a funcionar a um ritmo acelerado depois do exercício, num período que pode atingir as 16 horas, quanto maior a sua intensidade, maior o número de horas em que o metabolismo manterá o ritmo.

High Intensity Interval TrainingÉ neste conhecimento que se baseia um método de treino cada vez mais seguido, que dá pelo nome de “treino intervalado de alta intensidade”, expressão que traduz o inglês “High intensity interval training” (HIIT), que se refere a um treino de intensidade moderada e alta, aplicadas em alternância. Uma das sequências possíveis seria, num tempo total de 10 minutos, fazer 50 segundos de bicicleta a ritmo moderado, 20 segundos em “sprint”, 50 segundos moderado, 20 segundos em “sprint” e assim sucessivamente, aumentando aos poucos o nível de dificuldade.

Num estudo desenvolvido em 2002, que se debruçou sobre os efeitos deste treino após o exercício, as pessoas que utilizavam o treino intervalado de alta intensidade, quando comparadas com as que seguiam o treino cardiovascular tradicional, tiveram um aumento da sua capacidade anaeróbia, o que implica uma melhoria geral de saúde. Além disso, os indivíduos que praticam o HIIT mantiveram o metabolismo acelerado e continuaram a queimar gordura quase dois dias após o treino.

No que à gordura abdominal diz respeito, este método tem-se provado eficaz na redução de gordura intra-abdominal e visceral. Outros benefícios do HITT incluem a melhoria da sensibilidade à insulina e da recuperação muscular.

Em suma, se pretender queimar gordura e perder peso, com eficácia e rapidez de resultados, este é o método indicado, favorável também para os grupos de jovens e idosos que têm dificuldade em praticar os exercícios aeróbicos habitualmente recomendados.

Lembre-se de que perder peso não é o mesmo que fazer “download” da JackpotCity app, jogar e ganhar o prémio de ver quilogramas desaparecer! A sorte não tem aqui lugar; o que conta é o trabalho árduo e persistente, aliado – sem dúvida – a uma alimentação equilibrada. O método HIIT maximiza, de forma mais eficiente, todo o esforço que o atleta investe no seu treino. (Sim, é como atleta que deve encarar-se a si mesmo!)