Planos de Treino para Ciclismo

workout plans for cyclingAntes de iniciar qualquer plano de treino, é importante certificar-se de que tem o equipamento certo para si, após pesquisar sobre as variedades disponíveis no mercado. Capacete e óculos são apetrechos de que não deve prescindir. Tenha também em atenção que terá de comer e beber durante o treino, mesmo que não sinta vontade. A hidratação é essencial, pelo que deverá ter consigo água em abundância.

Os planos de treino para ciclismo são preparados de acordo com as características físicas do indivíduo e com o objetivo que pretende atingir, devendo ser individualizados. Contudo, um plano geral para principiantes passaria por:

  • Pedalar com regularidade, mas sem exageros. Fazer treinos curtos, longos e sem grande intensidade. Ir aumentando gradualmente a quilometragem e o grau de dificuldade do exercício.
  • Dar primazia ao descanso.
  • Se tiver a intenção de vir a integrar um grupo, o melhor é juntar-se a um desde logo, para ir adaptando o seu ritmo ao do grupo.
  • Um esquema de treino semanal poderia ter o sábado como o dia de treino mais intenso, visando criar mais resistência, o que significa pedalar na faixa aeróbica por muito tempo. Domingo é considerado o dia do “descanso ativo”, que significa fazer uma curta distância de bicicleta, usando transmissão leve, para oxigenar a musculatura. Depois do dia de “descanso”, segunda-feira seria a altura de voltar a um treino mais intenso, semelhante ao de sábado, tendo como alvo o trabalho de resistência. Terça-feira seria o dia de treino de potência, com um treino curto, com “tiros” no ritmo máximo. Este treino ajuda a melhorar as subidas e as retomadas de velocidade, sendo ideal para quem tem como objetivo a competição. Na quarta-feira repetir-se-ia o esquema de segunda; quinta-feira faria bis da sequência de terça, com um pouco menos de intensidade; o descanso teria lugar no último dia da semana.