Perder Peso Enquanto Pedala

Losing Weight While PedalFazer exercício físico traz muitos benefícios para a saúde, como é do conhecimento geral. Talvez menos conhecidas sejam as vantagens do ciclismo, que é um dos melhores exercícios para a perda de peso. Vejamos quais são algumas delas:

  • Por não implicar um impacto contra o chão, andar de bicicleta é a atividade ideal para quem sofra de excesso de peso ou de problemas na coluna, nos joelhos ou nos tornozelos. É um exercício que não força as articulações, os músculos nem os tendões.
  • Queimam-se à volta de 700 calorias por hora, a uma velocidade de cerca de 23 km/h.
  • Além de contribuir para a perda de peso geral do corpo, andar de bicicleta robustece os músculos de toda a perna, reduz a cintura e redefine o abdómen. Promove um treino aeróbico, de resistência e isométrico; melhora a qualidade do sono, diminui a ansiedade, a fadiga, traz alívio à depressão e aumenta os níveis de energia.
  • Reduz a probabilidade de incidência de doenças relacionadas com um estilo de vida sedentário, como as doenças cardíacas, a hipertensão e a diabetes.
  • É um dos desportos mais baratos, requerendo apenas o investimento inicial na bicicleta e demais acessórios. A partir daí, pode fazer ciclismo em qualquer altura do ano, sem custos que não os de manutenção.
  • É uma atividade social, que pode praticar acompanhado, em espaços fechados ou ao ar livre (com a vantagem adicional de poder apreciar as paisagens, se optar por praticar a modalidade no exterior). Hoje em dia, há inclusive cada vez mais pessoas que usam a bicicleta como meio de deslocação entre a casa e o local de trabalho.
  • É um exercício que pode ser praticado com relativa segurança, por pessoas de todas as idades, sobretudo nos dias de hoje, em que se vão somando as faixas de ciclovias.

Em suma, para quem pretenda queimar calorias e perder peso, andar de bicicleta é o exercício ideal, que importa complementar com uma dieta adequada, para que possa extrair todos os benefícios da prática.