Não Precisa de Escolher umas Férias de Bicicleta Extenuantes

As férias de bicicleta têm aumentado de popularidade, nos anos mais recentes. Os aficionados do desporto preferem um tempo de lazer mais ativo do que estirar-se ao sol na praia, sendo que as férias organizadas por agências turísticas praticamente não requerem preparação nem o trabalho de logística relacionado com alugueres de bicicleta, transporte de bagagem entre hotéis e planeamento de rotas, o que liberta imenso tempo para o exercício em si e para desfrutar das paisagens.

Bike Vacation StrenuousUma vez que o mais difícil das viagens de bicicleta foi preparado de antemão, não necessita de se preocupar com o transporte de pesos nem com o alojamento, depois de um longo dia a pedalar. Aquilo que precisa levar consigo é apenas uma pequena mala com os artigos essenciais.

Os pacotes habituais de férias em bicicleta assumem três formatos distintos, adequados a qualquer idade e capacidade:

  • Viagens individuais conduzidas pelo próprio: direcionadas para os ciclistas mais experientes, requerem alguma destreza de orientação e leitura de mapas, tal como conhecimentos básicos sobre manutenção de bicicleta. No lado positivo, esta é a opção que permite maior independência e flexibilidade, pois os ciclistas podem escolher o ritmo a que querem andar, onde e quando fazer paragens. A marcação dos hotéis é feita com antecipação, sendo a bagagem trocada entre eles.
  • Férias de bicicleta guiadas: São a opção ideal para quem pretende deslocar-se em grupo, cuja dimensão varia. O grupo é acompanhado por um guia, que vai transmitindo informação sobre os pontos relevantes ao longo do trajeto. Também neste caso as marcações são feitas com antecedência, estando a bagagem entregue aos hotéis.
  • Rotas de bicicleta com apoio: Estas não contam com a presença de um guia, mas de um veículo de apoio, que transporta equipamento, peças sobresselentes, comida, água e bagagem. Nalguns casos, há a possibilidade de os ciclistas seguirem no veículo, durante partes do trajeto que não queiram fazer de bicicleta. Neste caso, o contexto também é de viagem em grupo, com a facilidade de o alojamento ser marcado previamente e de não precisar de se preocupar com bagagem.