A importância de ler opiniões e críticas sobre bicicletas antes de fazer ciclismo em Portugal é a mesma que em qualquer outro país: o acesso a informação autêntica e à experiência de outros utilizadores, mais fiável do que a de comerciantes. Hoje em dia, a grande quantidade de produtos e de marcas disponíveis, em muito devida à popularidade conquistada por este desporto, dificulta a tarefa do utilizador inexperiente, que pretenda saber qual a bicicleta certa para si ou qual a informação mais importante a ter em conta quando se faz um percurso prolongado num país ou numa região que não lhe sejam familiares.

Reviews on BikesA conetividade que é hoje fomentada pelas novas tecnologias da informação e da comunicação apresenta a vantagem de dispormos de conteúdo informativo, útil e interessante sobre bicicletas. Qualquer pessoa que queira comprar um velocípede ou conhecer os melhores locais para a prática encontrará muita ajuda no mundo virtual. A maior parte dos comentários refere-se às peças e aos acessórios das bicicletas, tal como aos seus diferentes preços, mas também se encontra informação sobre planos de treinos e sobre os melhores itinerários em cada país, com recomendações e precauções a seguir quando, pedalando em território desconhecido, se deseja viver uma experiência gratificante e com o mínimo de percalços possível.

Investir na pesquisa de críticas online sobre os diferentes modelos de bicicletas e os componentes mais vantajosos para cada um, e para os tipos de piso em que se deseja praticar o desporto, será a melhor forma de encontrar o equipamento mais adequado aos seus objetivos, pelo melhor preço. Por outro lado, esse é o meio ideal para conseguir ter acesso a informações legítimas sobre rotas, transportes, alojamentos, mapas, códigos da estrada, lojas de acessórios e todos os aspetos práticos relacionados com o país em que pretende fazer um trajeto de bicicleta, Portugal incluído.