Evitar a Dor Quando Pedala

Avoid Pain When PedalSe pedalar parece simples para quem o faz esporadicamente e por curtos períodos de tempo, aqueles que se dedicam ao desporto com mais intensidade contraem muitas vezes lesões e incómodos físicos causados por quedas e acidentes, pelas dimensões desajustadas da bicicleta, pelo incorreto uso de equipamentos e pela má postura. Todos eles poderão ser evitados, se alguns princípios forem seguidos:

  • Escolha uma bicicleta que seja adequada à sua altura e constituição, fazendo por ajustar ao seu corpo o guiador, o banco e os principais componentes do velocípede.
  • Tenha em conta a qualidade da suspensão, pois reduz o impacto dos diferentes tipos de terreno sobre o corpo. Incluir uma suspensão traseira ajuda a diminuir o choque sobre a coluna lombar, área em que os ciclistas tendem a sentir mais dor. Não sacrifique a ergonomia ao preço.
  • Uma das queixas mais frequentes é a dor na parte traseira, que se previne com uma boa distribuição do peso sobre a bicicleta, entre o banco, o guiador e os pedais. O correto posicionamento do banco ajuda a evitar irritações de pele e assaduras.
  • Enquanto anda, procure manter as costas direitas e os ombros alinhados, com a cabeça e o peito erguidos.
  • De modo a evitar a fadiga dos músculos, vá alternando as posições e os ângulos da parte superior do corpo.
  • Mantenha os braços ligeiramente fletidos, o que ajuda a absorver o impacto da trepidação, sobretudo nos pisos mais desafiantes.
  • Procure fletir as pernas num ângulo de 90º, quando sobem, a cada pedalada, mantendo as coxas paralelas ao banco.
  • Faça exercícios específicos para fortalecer os músculos da pélvis, da coluna lombar, dos quadris e do abdómen, que ajudam a sustentar o corpo e a evitar a dor. Realize alongamentos, antes e depois de sair para pedalar.
  • Procure, da mesma forma, robustecer as pernas.
  • Se sente dores contínuas nas costas, faça mais pausas durante o trajeto.
  • Aplique protetor solar quando planeia fazer muitos quilómetros.