Escolher os Componentes Certos para a Bicicleta

Components for the BicycleNo que se refere às peças e componentes de uma bicicleta, convém saber que:

  • Quadro: É o componente mais importante de uma bicicleta, determinando o seu preço, peso e desempenho. As bicicletas mais caras têm mais chromoly, que é uma combinação de aço, cromo e molibdénio. Nos anos mais recentes, os quadros de alumínio conquistaram alguma fama; no entanto, apresentam desvantagens. O quadro de fibra de carbono é, de entre todos os materiais disponíveis, o que absorve melhor a trepidação.
  • Rodas: Devem ser escolhidas de acordo com o peso do ciclista. Quando este ultrapassa os 85 kg, as rodas convencionais são consideradas mais práticas, baratas e de mais fácil conserto.
  • Pneus: Normalmente, a melhor escolha são os pneus para a estrada asfaltada, com menor pressão, o que proporciona maior conforto e reduz a trepidação. Os ciclistas mais pesados necessitam também de maior pressão nos pneus. Para que haja compatibilidade, os pneus devem ter o mesmo diâmetro que os aros.
  • Transmissão: É o que gera o movimento das rodas. Dela fazem parte as coroas, a corrente, o cassete, o pedivela e o movimento central.
  • Travões: Componentes essenciais da bicicleta, estão incluídos na maioria das tipologias. São constituídos pelas manetes, os cabos e os travões em si. Diferenciam-se por fatores como: peso, conforto, facilidade de manutenção, modulação e força.
  • Guiador: Meça a distância entre os seus ombros para saber qual a largura certa do guiador, que deverá ser igual ou ligeiramente maior.
  • Selim: O selim adequado é o que distribui a pressão uniformemente. Independentemente de a sua superfície ser dura ou mole, o formato é aquilo que mais importa ter em atenção.
  • Pedais: Opte pelos que lhe derem uma maior sensação de conforto. Por norma, pode escolher entre pedais de encaixe e pedais de plataforma. Os primeiros têm um mecanismo que permite manter o pé do atleta preso, o que requer uma sapatilha compatível. Os pedais plataforma são os mais conhecidos e usados. Hoje em dia, são mais leves e fortes, com vários pinos de metal, que seguram o pé.