Alguma Informação sobre Rodas de Carbono em Portugal

As rodas de fibra de carbono têm conquistado grande popularidade desde o seu aparecimento, na década de 1990. Os atletas profissionais lideraram o movimento, mas hoje há cada vez mais pessoas comuns interessadas em trocar as habituais rodas de alumínio pelo novo material, o que tem gerado alguma discussão, tendo em conta o seu preço.

A principal vantagem das rodas de carbono é a maior velocidade atingida, pois são mais aerodinâmicas e o seu peso é inferior ao das rodas de alumínio, o que potencializa o desempenho do ciclista. O material é bastante resistente e durável, possuindo um bom nível de rigidez, que permite que se acelere rapidamente ou que se consiga manter a velocidade por períodos de tempo mais prolongados. Há também a referir a estética do material, que é apelativa o bastante para, por si só, motivar alguns dos seus adeptos.

Carbon wheelsTambém em Portugal o assunto das rodas de carbono tem sido debatido pelos aficionados do desporto, que validam a qualidade do material (a preferência incide sobre a marca Zipp), e o recomendam, embora com alguma reserva devido ao preço avultado. No entanto, se é certo que as rodas de carbono requerem um investimento que pode chegar a alguns milhares de euros, se avaliarmos o critério da durabilidade a opção compensa, sobretudo no caso dos atletas profissionais ou daqueles que querem apostar na competição. Está bem enraizada na nossa cultura a ideia de que a qualidade se paga e as rodas de carbono não são exceção. Quanto aos restantes praticantes, ficarão bem servidos com as habituais rodas de alumínio.

Os interessados em adquirir rodas de carbono podem hoje comprá-las ou encomendá-las sem grande dificuldade em Portugal, o que não acontecia até há poucos anos, em que era necessário recorrer a lojas ou sites estrangeiros para realizar a compra.